quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sistema Digestorio



Introdução  

O Sistema Digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (grosso e delgado), reto e ânus. Há também os órgãos digestórios acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Fatos Desconhecidos sobre o Intestino


   

Qual é o comprimento dos intestinos? Pelo menos 7,5 metros nos adultos. Se acham que é muito, deem graças a Deus por não serem um cavalo adulto que tem nada mais nada menos do que 27 metros de intestino!
Mastigar comida demora entre 5 e 30 segundos.
Engolir demora cerca de 10 segundos
A comida pode andar às voltas no estômago durante 3 a 4 horas.
A comida demora 3 horas a atravessar o intestino.
A secagem e 'passeio' da comida pelo intestino grosso pode demorar entre 18 horas e 2 dias.
Durante uma vida, o sistema digestivo aguenta com 50 toneladas de comida.
Principais funções do Sistema Digestório:

- Captação dos alimentos através da boca (ingestão);

- Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal.

- Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal;

- Digerir os alimentos através do processo de degradação química (moléculas grandes são transformadas em menores) e mecânica (moídos na boca e triturados nos músculos do estômago e intestinos);

- Absorção de nutrientes e outras substâncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.

- Eliminação das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecação). São eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, células não utilizadas pelo organismo, bactérias e matérias orgânicos não absorvidos.

Definição de Sistema digestório 
Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingestão de alimentos.  A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado Digestão.

Sistema Digestório (ou digestivo) nos seres humanos é constituído de:
·       Boca
·       Faringe
·       Esôfago
·       Estômago
·       Intestino delgado
·       Intestino grosso
·       Ânus
Anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.
Boca
A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua.  Acontece a digestão química dos carboidratos, onde o amido é decomposto em moléculas de glicose e maltose.





Glândulas Salivares
A saliva é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina, que dá a saliva sua viscosidade. É constituída também pela ptialina ou amilase, que é uma enzima que inicia o processo da digestão do glicogênio.

Faringe
Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago.
Esôfago
Esôfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido aos seus movimentos peristálticos (contrações involuntárias)

Estômago
No estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos proteicos.  O suco gástrico é um líquido claro, transparente e bastante ácido produzido pelo estômago.
Intestino Delgado

O intestino delgado é um órgão dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. A primeira parte do intestino delgado é formada pelo duodeno que é a seção responsável por receber o bolo alimentar altamente ácido vindo do estômago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pâncreas e o fígado fornecem secreções antiácidas.
O pâncreas produz e fornece ao intestino delgado, suco pancreático, constituído de íons bicarbonato, neutralizando assim, a acidez do quimo.
O Fígado fornece a maior glândula do corpo, a bile, que é secretada continuamente e armazenada em vesícula biliar.
Ao final deste processo no intestino, o bolo alimentar se transforma em um material escuro e pastoso denominado quilo, contendo os produtos finais da digestão de proteínas, carboidratos e lipídios.
As últimas partes do intestino delgado, jejuno e íleo, são formados por um canal longo onde são absorvidos os nutrientes.  Apresentam em sua superfície interna, vilosidades que são vários dobramentos.
Intestino Grosso
O intestino grosso é um órgão divido em três partes: cecocólon e reto, onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes.
O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que tem como função receber o conteúdo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsorção de nutrientes e água.
A segunda e maior parte do intestino grosso recebe o nome de cólon, subdividindo-se em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide

Ânus
A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão. Durante todo esse processo, o muco é secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes até sua eliminação.
Os mamíferos necessitam de uma dieta nutritiva e abundante pois os custos metabólicos da manutenção de temperatura são muito elevados, mas de acordo com o regime alimentar, o tubo digestivo pode apresentar adaptações específicas. 

Nos carnívoros o aparelho digestivo é simples pois as proteínas, lípidios e sais minerais que se encontram na carne não necessitam de digestão especializada. Nos onívoros o estômago é um saco de paredes musculosas e com glândulas produtoras de ácido clorídrico e enzimas. A parede do estômago não é destruída por estes fluidos devido à proteção da mucina, outra secreção gástrica. As plantas contêm glícidios complexos, como a celulose. Assim, nos herbívoros o intestino é proporcionalmente maior, pois os vegetais são menos nutritivos e de digestão difícil. Dado que nenhum vertebrado produz enzimas capazes de hidrolisar este polissacárideo, muitos herbívoros albergam bactérias em diversos compartimentos, nomeadamente no ceco ou no próprio estômago, que nesse caso é subcompartimentado: 
·         rúmen – onde se localizam as bactérias capazes de fermentar a celulose, que se reproduzem a uma taxa suficientemente elevada para compensar as que são "perdidas" com a deslocação do bolo alimentar. O conteúdo deste compartimento (bactérias e material vegetal) é regurgitado regularmente para a boca, quando o animal, num local seguro, mastiga demoradamente o alimento ingerido apressadamente;
·         retículo - igualmente rico em bactérias fermentativas, recebe o bolo alimentar depois de remastigado na boca, permitindo uma maior área de ataque às celulases bacterianas;
·         omaso - a pasta alimentar contendo enorme quantidade de bactérias fermentativas é "concentrada", devido à reabsorção de água;
·         abomaso - compartimento correspondente ao estômago nos restantes mamíferos, secreta ácidos e proteases que completam a digestão da forma tradicional. 

Comparação de sistema digestório com o coelho:
- Definição do sistema digestório do coelho:
O Digestivo Coelho consiste de um longo tubo formado por uma série de órgãos que estão em passeios de alimentos para processamento. Ordenada, os órgãos que compõem o sistema digestivo são a boca, faringe ou garganta, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. 
Na boca dentes começam processamento de alimentos. O dente de coelho tem dois pares de incisivos superiores e um par de incisivos de crescimento contínuo deve constantemente desgaste. É este um recurso que permite que você coloque o coelho na Ordem dos roedores. A função dos incisivos é cortar os alimentos. Molares, responsáveis ​​pela fragmentação do alimento, são colocados na parte de trás das maxilas. São planas e têm sulcos que facilitam a sua função. Quando o alimento entra na boca e misturado com saliva o bolo é formado. 
Relacionado com a Boca, são glândulas salivares que produzem a saliva, que é misturado com o alimento. 
A faringe ou garganta permite a passagem dos alimentos do esmagado ou Bolo Dietary Boca Esôfago caminhando em direção ao tórax e abdômen chega depois de atravessar o músculo diafragma. 
No estômago, o intestino do corpo mais larga, a primeira parte da digestão ocorre formação de quimo com a ajuda do suco gástrico segregado pelo estômago. Depois de concluir esta parte do processo ou quimo parcialmente alimento digerido passa para o intestino delgado de grande comprimento e todos herbívoro, que conclui a digestão. 
Anexos do Intestino Delgado são duas glândulas importantes: o fígado e pâncreas. O fígado produz a bílis de que se acumula na vesícula biliar para ser, em seguida, verteu-se sobre a primeira porção do intestino delgado ou no duodeno. O pâncreas segrega suco pancreático também o descarrega através da conduta para o duodeno onde WIRSHUNG com suco intestinal auto duodeno, o quimo é convertido em quilo (substância semilíquida). Bile e pâncreas Suco Digestão envolvidos na causa da simplificação dos alimentos. Na 2 ª parte do intestino delgado ou JEJUNO - ÍLEO apresenta MICROVILOSIDADES onde simplificado ou Quilo e comida passa por esses micros vilosidades para o sangue a ser distribuído a todas as células do corpo que produzem nutrição. 
Os alimentos que não foram totalmente digeridos, e passou sem sangue, continuar sua rota e passar através do intestino válvula ileocecal, onde eles se transformam em matéria fecal. Este resíduo é acumulado no reto e é eliminado pelo Ano. 
Imagens comparando os dois tipos de sistemas digestórios aqui apresentados:
Outros exemplos:






4 comentários:

  1. Amei o Blog. Galerinha da 3000 vcs estão de parabéns. Continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante para fazer o meu trabalho de sistema digestório. Continuem assim meninos.

    ResponderExcluir