quinta-feira, 7 de julho de 2016

Circulação Sanguinea



As trocas gasosas com a ambiente são feitas nos pulmões. É aí que o corpo absorve o oxigênio e elimina o gás carbônico. Mas a oxidação (transformações químicas que consomem o oxigênio combinando-o com outras substâncias) dos alimentos ocorre por todo o corpo. Portanto o oxigênio precisa ser levado dos pulmões para todas as células. O contrário acontece com o gás carbônico, que precisa ser transportado das várias partes do corpo para os pulmões e assim ser eliminado.
 O sistema circulatório humano compreende a circulação sanguínea e a circulação linfática.O sistema circulatório humano, podemos observar que ele se compõe de três partes fundamentais: sangue, vasos sanguíneos e o coração.O sangue rico em oxigênio é chamado de arterial e o sangue rico em gás carbônico é chamado de sangue venoso.Como o sangue só circula pelos vasos sanguíneos, a circulação humana é definida como fechada.O sangue é constituído pelo plasma, glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos.
 Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
 O coração humano está dividido em quatro partes ou cavidades: duas cavidades na parte superior – átrios – e duas na parte inferior – ventrículos.
 A circulação é dupla no homem.Nosso coração bombeia sangue para todas as partes do corpo.Existem dois circuitos principais de distribuição de sangue: um deles conecta o coração com os pulmões – é a pequena circulação ou circulação pulmonar – e o outro circuito manda o sangue para todo o organismo e o recebe de volta – é a grande circulação ou circulação sistêmica. Por isso se diz que nossa circulação é dupla.


 Na pequena circulação, o sangue venoso do ventrículo direito e bombeado para as artérias pulmonares pela sístole ventricular. Desta maneira, este sangue atinge os capilares dos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas. Daí, agora arterial, ele retorna ao coração pelas veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo.

 Na Grande circulação, Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.
 Pelo que foi descrito, e para facilitar a compreensão:
 A aorta transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para os diversos tecidos do corpo;as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração até os pulmões;as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.

 Observe que, pelo lado direito do nosso coração, só passa sangue não oxigenado e, pelo lado esquerdo, só passa sangue oxigenado. Não ocorre, portanto, mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado.
 A separação completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manutenção de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, não “misturado” com sangue não oxigenado, nossas células recebem uma quantidade suficiente de gás oxigênio, para “queimar” uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessário para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo.
Alexia, Carolina, Priscilla, Victória Alves, Pedro, Alan, Carlos, Ana Laura, Ana Vitória, Anderson, Jhennifer, João Pedro, Isadora, Maria Paula, Vítor.